Num vôo há pouco tempo atrás, nosso Sócio-Diretor Mauro Moura conheceu uma jovem líder que compartilhou o insight dela para engajar pessoas numa grande companhia brasileira.
Jovem líder: “Consigo engajar as pessoas, elas fazem coisas que não é comum na companhia.”
Mauro: “Por que elas fazem?”
Jovem Líder: “Entendi que as pessoas fazem as coisas para elas não para a empresa ou para alguém”
Como estamos conectando os propósitos, valores necessidades individuais com os da empresa? Está fazendo sentido ? Como é feito isso na sua empresa?
Muitos líderes ainda não despertaram para essa “nova” forma de liderar e ainda continuam com o discurso de que é preciso fazer por que “é para a empresa” ou que “é para o seu “pai”/chefe”, motivos diversos que não conectam o individual com o coletivo.
Para as pessoas ainda com o mindset “baby boomers” e “X”, pode ainda funcionar. A lealdade e o comprometimento são valores de quem pensa assim.
Já para quem pensa como os mais novos, pode não mais. As pessoas estão buscando cada vez mais sentido para elas e para a sociedade. Elas querem fazer algo que impacta o coletivo, um propósito maior.
É uma tendência mundial: 44% dos executivos afirmam trabalhar em empresas que estão em busca de um propósito além do lucro, segundo levantamento global da Consultoria Ernest Young*.
E você, como está percebendo essa “mudança”?