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MOTIVAÇÃO E ENGAJAMENTO: DESAFIO PARA LIDERANÇA

    Segundo a pesquisa mundial publicada na Harvard Business Review, o sentimento de pertencimento dobra o engajamento das pessoas. (Veja o gráfico em: SAIBA O QUE MAIS ENGAJA UM TIME: PESQUISA MUNDIAL HARVARD)

    Engajamento é diferente de motivação. O colaborador pode estar motivado, mas não engajado. Ele pode estar motivado pela nova função, aumento de salário, promoção, bônus extra, etc. A motivação é mais superficial e “momentânea”. O engajamento é mais profundo o colaborador está realmente envolvido, preocupa-se com a imagem e “saúde” da empresa, ele “veste a camisa”, como se fala.

    Os líderes de que estamos falando nessa série de posts ainda estão acostumados com pessoas que vestem a camisa, ou seja, engajam-se de forma mais natural, no entanto, os talentos da era digital, precisam de mais fatores para se engajarem e “doarem o sangue”.

    Eles não estão tão interessados na tradição da empresa, no porte da empresa, mas sim se vão gostar de trabalhar lá, isso envolve, vivenciar seus valores, possibilidades de crescimento, autonomia, flexibilidade de horário, uma causa que gera impacto, etc.

    É um desafio para a liderança, esses empreendedores e/ou gestores de empresas, geralmente familiares, adaptarem suas empresas a essa nova realidade. Nos próximos artigos vamos falar da perspectiva do líder, como eles vêem os talentos da era digital.

    Leia também: “A FORMA DE MOTIVAR MUDOU”

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