Pular para o conteúdo

O que é carreira profissional? Diferença de profissão.

    Existem diversas definições de carreira na literatura, mudam-se as palavras, mas um texto comum a todas se assemelha a essa: Carreira é uma a sequência de experiências relativas a funções que a pessoa ocupa ao longo da vida. Já a Profissão é a formação.

    As pessoas podem fazer carreira na área da profissão que escolheu ou não.

    No primeiro caso, alguns exemplos que podem ser dados: o psicólogo que se especializou em terapia para casais, o médico ortopedista que se especializou em ombro.

    Nestes casos carreira e profissão se confundem, mas como foi falado anteriormente, carreira é o conjunto de experiências, e a profissão é a formação.

    Se a pessoa se formou e não teve experiências, ela só tem a profissão, não tem carreira.

    Outros podem se formar numa determinada profissão e fazerem carreira numa outra área, como no exemplo:

    Uma pessoa que se formou em engenharia pode seguir carreira numa empresa grande ou em várias empresas de setores variados, ocupando diversas funções na área financeira (Trainee, Analista, Gerente, Diretor, etc.)

    Portanto, a profissão escolhida foi a Engenharia, mas a carreira foi na área de gestão empresarial, mais especificamente em Finanças Corporativas.

    É muito comum vermos por exemplo, engenheiros, economistas atuando na área empresarial. A pessoa tem uma profissão, mas a carreira é numa outra área.

    Normalmente, esses profissionais realizam especializações, pós-graduações nessas áreas que escolheram para fazerem carreira.

    Atualmente com o avanço da tecnologia muitas carreiras estão surgindo sem uma necessidade de formação específica como por exemplo, quem atua na área de Marketing Digital, a pessoa pode aprender na prática, fazendo cursos de curta duração à distância, atuar e fazer carreira em agências, empresas, etc. Neste caso, a carreira não está associada a uma formação necessariamente na área de Marketing. A pessoa gera resultados com o que aprendeu fazendo e através de pequenos cursos.

    Resumindo, profissão é a formação e carreira é a sequência de experiências. A formação pode ser necessária ou não para fazer a carreira, vai depender da área, na Medicina é exigido, no Marketing Digital pode ser que não seja exigido pelas empresas.